Edifício Técnico de Apoio do Novo Telescópio da ESO

scrolldown

Tipo

Indústria e Energia

Local

Chile

Estado

Concluído

Ano

2018

Cliente

Abengoa Chile

Edifício Técnico de Apoio do Novo Telescópio da ESO – European Southern Observatory

O edicífio técnico irá albergar as instalações onde será feito o tratamento e limpeza das lentes do novo telescópio da European Southern Observatory (ESO), Extremely Large Telescopes (ELT), localizado no deserto do Paranal, no norte do Chile. Trata-se do maior telescópio do mundo, que estará operacional em 2024, estando a ser construído sobre uma montanha no Deserto do Atacama, no norte do Chile, com coordenação e futura execução pela construtora Abengoa Chile, em regime de contrato de EPC (Engineering, Procurement and Construction).
O projeto desenvolvido teve vários desafios técnicos tendo em consideração os exigentes requisitos da European Southern Observatory e da localização em que se encontra, uma zona com condições meteorológicas extremas e de elevada sismicidade, e por trabalhar em conjunto com a construtora, que tinha um orçamento predefinido. A equipa de projeto foi constituída por técnicos da Europa, Améria do Sul e América do Norte, representando aproximadamente dez nacionalidades diferentes.

A QUADRANTE é a empresa responsável pelo desenvolvimento dos projetos de execução de arquitetura, estruturas e especialidades do edifício, que incluíram AVAC, e pela coordenação e integração de todo o processo operacional, tendo os projetos de todas as especialidades sido sido desenvolvidas em BIM (Building Information Modeling). O modelo utilizado funcionará como suporte à preparação de obra pelo empreiteiro e também à futura operação do telescópio.