Mercado Central de Kumasi

scrolldown

Tipo

Edifícios

Local

Gana

Estado

Terminado

Ano

2019-2020

Cliente

Contracta Construction UK

Mercado Central de Kumasi

O projeto do novo mercado de Kumasi consiste na reestruturação e requalificação do mercado atualmente existente, um grande centro comercial, de negócios e de serviços, sendo atualmente o maior mercado da África Ocidental. Trata-se de um investimento de 250 Milhões de Euros, que irá albergar na primeira fase cerca de 8.500 lojistas e acomodar mais 10.500 lojistas numa segunda fase, estando prevista uma terceira fase de expansão. A localização e a imposição do volume arquitetónico são marcadas pela apropriação dos símbolos da cultura local “Ashanti” aplicados na cobertura, com uma grande “onda” fluindo ao longo do eixo longitudinal do complexo, respeitando assim a cultura, os costumes e as tradições da cidade de Kumasi.

O conceito para este projeto passa pela integração entre o exterior e o interior, com a proposta de um complexo coberto dividido em duas grandes alas comerciais interligadas por uma grande e humanizada galeria, que percorre o eixo longitudinal de todo o edifício. A zona central possui uma grande praça com largas rampas onde flui a principal zona de circulação de visitantes, interligando os vários níveis. O piso inferior será totalmente destinado a estacionamento. O piso 0 será essencialmente destinado a zona de frutas, carne, peixe e terá uma zona parcialmente a céu aberto para restauração. Já os pisos 1 e 2 terão lojas mais pequenas de comercialização de todo o tipo de produtos.

O complexo possui entradas projetadas com o objetivo de distribuir o fluxo automóvel e segmentar as saídas, evitando o cruzamento de fluxos e pontos críticos no sistema viário. O mercado será ainda dotado de áreas sociais de suporte, como instalações médicas, de segurança, sanitárias e educacionais entre outras necessidades cruciais, as quais poderão ser utilizadas por lojistas e por visitantes.

Do ponto de vista estrutural serão adotadas soluções que permitem acelerar a rapidez da sua construção, tais como uma superestrutura metálica, lajes colaborantes e estacas metálicas cravadas.

Sob o ponto de vista da sustentabilidade, foram adotadas soluções de baixo consumo energético: a ventilação será natural, aproveitando o conceito de um mercado aberto lateralmente (com controlo lateral para impedir a entrada da água pluvial devido às chuvadas normalmente associadas a ventos fortes) e a preferência pela iluminação natural em detrimento da iluminação artificial. O mercado possuirá ainda uma ETAR própria para tratamento das suas águas residuais. Projeto financiado pelo United Kingdom Export Finance (UK EF).

A Quadrante desenvolveu os Projetos em BIM, tendo prestado serviços associados a Fundações e Estrutura, Geotecnia, Instalações Hidráulicas, Instalações Elétricas, Telecomunicações, Segurança, Gás, Rede Viária, Terraplanagens, além de um Estudo Hidrológico. A adoção da metodologia BIM num projeto destas dimensões foi fulcral para a coordenação dos vários modelos digitais. Por outro lado o rigor nas quantidades e estimativa de custo da empreitada foi possível graças à informação extraídas dos modelos de cada especialidade.