Reabilitação dos Sistemas de Saneamento de 4 Cidades levam Grupo Quadrante ao Quénia

O Grupo Quadrante desenvolve Projeto de Reabilitação e Expansão dos Sistemas de Saneamento das Cidades de Kapsabet, Busia, Nambale e Webuye, no Quénia

<p>Sistemas de Saneamento no Quénia</p>

Sistemas de Saneamento no Quénia

O Grupo Quadrante, em consórcio com uma empresa local, foi escolhido pela Rift Valley Water Services Board, um dos oito conselhos de gestão de águas do Quénia, para o desenvolvimento dos Projeto de Reabilitação e Expansão dos Sistemas de Saneamento das Cidades de Kapsabet, Busia, Nambale e Webuye. O projeto consiste no desenvolvimento dos sistemas de recolha, tratamento e descarga de águas residuais domésticas daqueles municípios.
Abílio Castro

Mais importante do que o desenvolvimento destes projetos, é a capacidade que os mesmos terão de contribuir para um futuro mais sustentável

 

 

"Os projetos irão contribuir para um sistema de saneamento ambientalmente responsável ao longo de todo o seu ciclo de vida, mas também para a sua eficiência do ponto de vista económico, seja pelos custos de investimento, operação ou manutenção”, explica Abílio Castro.

 

Os projetos incluem a caraterização e diagnóstico dos sistemas de recolha e tratamento de águas residuais existentes nas cidades de Kapsabet, Busia, Nambale e Webuye, recomendando as medidas de reabilitação e expansão necessárias e o desenvolvimento dos Estudos de Viabilidade, Projetos Preliminares e Projetos de Execução para cada uma das infraestruturas propostas para as quatro cidades. Serão ainda elaborados os Planos de Ação de Reassentamento e os relatórios de Avaliação de Impacto Ambiental e Social a enviar à Autoridade Nacional de Gestão Ambiental, sendo também preparado o Plano de Controle de Descarga de Efluentes para ser aprovado pela NEMA e pela WRMA, garantindo o seu licenciamento.

 

O Grupo Quadrante é responsável pelos Estudos de Viabilidade, Estudo Ambientais e Sociais, Projetos Preliminares e Projetos de Execução de todas as especialidades necessárias, que incluem hidráulica, geotecnia, Estruturas, Arquitetura, Mecânica, Elétrica, Ambiente e Social.

 

Fonte: RTP