Elevar o BIM ao máximo potencial

scrolldown
Promovendo colaboração e partilha de dados em tempo real, para permitir que as nossas equipas testem soluções diferentes em ambiente virtual e ajudem os clientes a construir de forma mais rápida, eficiente e sustentável.


Projetamos inovação assente numa rigorosa gestão integrada de informação

Projetamos inovação assente numa rigorosa gestão integrada de informação

O BIM é uma metodologia de construção virtual que permite a partilha de informação entre todos os intervenientes nas várias fases de projeto, através de um único modelo federado, que é gerido em tempo real. Esta metodologia permite decisões informadas em estágios muito preliminares do projeto, minimizar os tempos de execução, e potenciar um maior rendimento das sinergias criadas entre as equipas, que trabalham de forma integrada e coordenada.

Na Quadrante, sabemos da importância de criar um ecossistema digital que, em conjugação com o BIM, permita criar valor para os nossos clientes. Esta abordagem é sobretudo relevante em projetos de elevada complexidade técnica e que envolvem equipas multidisciplinares. Foi no âmbito dessa transformação digital, que criámos um Centro de Excelência BIM, com um gestor BIM dedicado e equipas especializadas no desenvolvimento ndas diversas áreas. Temos como objetivo ajudar os nossos clientes a interpretar melhor os projetos que desenvolvemos, ajustando-os às suas necessidades, e com uma visão 360º sobre a forma como coordenamos os nossos modelos e projetos para criar valor.

O BIM na QUADRANTE procura promover a qualidade e confiança.

Um ecossistema digital que promove a Economia Circular, pensado de forma integrada para criar valor para os nossos clientes.
Projetos que contribuem para criar um mundo melhor

Projetos que contribuem para criar um mundo melhor

Assumindo o compromisso de melhoria continua, queremos promover a inovação e transformação digital nos nossos projetos de infraestruturas e edifícios. Durante as diversas fases do projeto - desde projeto, assistência técnica, a à fiscalização - estamos a criar um ecossistema digital que vai além do BIM e inclui gestão documental em nuvem, utilização de aplicações móveis para melhorar a assistência técnica em obra e fiscalização de projetos em fase de execução, entre outras ferramentas digitais. 

Temos também contribuído na CT 197 para a implementação de um sistema de classificação nacional para os modelos digitais dos nossos projetos, que nos irão permitir avaliar quantitativamente o impacte ambiental dos mesmos. Assumimos por isso o compromisso de melhoria continua e queremos promover a inovação e transformação digital nos nossos projetos de infraestruturas e edifícios, contribuindo ativamente para a Economia Circular na construção.

O nosso foco são os nossos clientes e procuramos criar valor através de quatro eixos principais:

Criar valor para a construção através do BIM

Melhor coordenação em ambiente colaborativo

A capacidade de consolidar a informação sobre o projeto de todas as especialidades num único modelo central, permite gerir a informação de forma coordenada. Trabalhamos com equipas de diversas áreas, com informação precisa e completa, em tempo real. Assim, reduzimos o retrabalho, em virtude de revisões de projeto, acompanhando as alterações de forma controlada.

Estamos também a integrar outros indicadores nos nossos projetos BIM, que permitem gerar informação data relevante e especializada para cada tipologia de projeto. Os nossos clientes terão projetos tecnicamente mais avançados e adaptados às suas especificidades, geridos de forma centralizada pelos nossos Coordenadores de Projeto.

Decisões informadas desde fases preliminares do projeto

A elevada exigência técnica e o rigor são importantes pilares da forma como trabalhamos, procurando melhorar a qualidade dos projetos de forma continuada. O BIM permite um maior controlo do projeto, com análises virtuais que simulam a realidade, para facilitar a tomada de decisão desde fases preliminares.

A integração das nossas ferramentas permite uma maior rapidez de resposta para os nossos clientes e observar os edifícios a longo prazo, no horizonte do seu ciclo de vida. Estamos também a integrar novas tecnologias em obra, como a realidade aumentada, para validar as soluções do projeto diretamente em obra, enviando a informação para as nossas equipas em back-office, em tempo real.

Um controlo rigoroso de custos

Sabemos da importância do controlo de custos sobretudo em obras de elevada complexidade. Trabalhamos em ambiente colaborativo, reunindo Arquitetos, Engenheiros e outros especialistas para definir soluções mais otimizadas para os nossos clientes e que minimizam erros na execução da obra.

O BIM facilita em muito, a extração de quantidades e estimativas de custo mais precisas em todas as etapas do projeto, e as informações necessárias para as especificações técnicas. Gerimos todos os documentos de Projeto de forma centralizada para garantir que a informação está disponível para todos os projetistas é de forma precisa e rigorosa.

Rapidez de resposta para clientes exigentes

Em projetos de elevada complexidade e dimensão é importante garantir que a informação é gerida de forma cuidada. Na QUADRANTE promovemos uma rápida comunicação entre os vários intervenientes para partilhar o planeamento dos trabalhos de forma mais adequadas. Assim garantimos que os nossos clientes recebem soluções otimizadas, que têm como base um modelo virtual, que será muito aproximado à realidade.

Aumentar o conceito da digitalização na indústria AEC

Desde 2015 desenvolvemos projetos em BIM nas unidades de negócio de Edifícios, e Indústria e Energia. Mais recentemente, desenvolvemos também metodologias BIM para as unidades de negócio de Transportes e Infraestruturas Hidráulicas, de acordo com as normas standards internacionais.

A QUADRANTE faz parte da Comissão Técnica CT-197, para a normalização do BIM em Portugal, contribuindo com as equipas de trabalho na elaboração dos futuros BIM Standards nacionais. Somos também associados fundadores do Buiding Smart Portugal e o nosso Global BIM Manager faz parte do Conselho Estratégico e Consultivo, desse organismo.

No Brasil, tornámo-nos recentemente associados "Golden" do (BFB) - BIM Fórum Brasil, uma associação civil brasileira de âmbito nacional, neutra, sem fins lucrativos que reúne os diversos agentes da Cadeia Produtiva da construção envolvidos e interessados na disseminação do conceito e práticas da Modelação da Informação da Construção (BIM). 

NIB BIM Forum

Procuramos estar na linha da frente a acompanhar as tendências da digitalização dos processos de trabalho da indústria AEC. A nossa caminhada tem sido reconhecida pelos nossos clientes, mas também por outras entidades, como a Builtcollab, atribuindo à QUADRANTE uma menção honrosa na categoria "Maturidade BIM", no âmbito do “Prémio Excelência BIM 2021".

Menção Honrosa