ETAR de Alverca

ETAR de Alverca

scrolldown

Tipo

Hidráulica

Local

Portugal

Estado

Concluído

Ano

2009

Cliente

SOMAGUE Engenharia, S.A.

ETAR de Alverca

O projeto de execução teve por objeto a estação de tratamento de águas residuais de Alverca, dimensionada para servir uma população de 188 000 habitantes equivalentes (caudal médio de 47 000 m³/dia). A ETAR inclui as seguintes operações unitárias:
   • Fase Líquida (linha principal):
          - Receção e pré-tratamento de efluentes de fossas séticas; pré-tratamento (tamisação, descarregador de tempestade e desarenamento / desengorduramento, com tratamento biológico aeróbio das gorduras); decantação primária em decantadores lamelares; equalização-homogeneização em dois tanques e elevação intermédia; tratamento secundário em dois tanques de arejamento; Decantação secundária em quatro decantadores circulares; desinfeção final por radiação ultravioleta (UV).
   • Fase Líquida (linha pluvial):
          - Desarenação; tratamento físico-químico.
   • Fase Sólida:
          - Espessamento em espessador gravítico; armazenamento de lamas espessadas; desidratação mecânica em centrífugas; adição de cal.
   • Desodorização:
          - Sistema de ventilação (extração de gases) na obra de entrada e tratamento de lamas; Desodorização por via química.
O projeto inclui ainda um emissário terrestre com cerca de 600 m de comprimento, em PEAD, DN 1 600.

Os serviços desenvolvidos ao nível de projeto incluíram: estudo prévio, reconhecimento de campo, projetos de execução, programas de concurso e cadernos de encargos. Os serviços desenvolvidos envolveram várias especialidades tais como: engenharia sanitária, hidráulica, estruturas, mecânica, equipamento elétrico e eletromecânico, geotecnia, medições e orçamento.