Grupo Quadrante ganha projeto em Angola com valor estimado de 26M€

A Quadrante vai desenvolver o projeto do sistema de drenagem e tratamento de água (ETAR) da cidade e município de Sumbe, em Angola, num investimento estimado em 26 milhões de euros, anunciou hoje o grupo português.

O Grupo Quadrante, em consórcio com uma empresa angolana, foi selecionada pela Direção Nacional de Água (DNA) de Angola para desenvolver este projeto na província do Kwanza-Sul, o qual incluirá também a expansão do sistema de abastecimento de água.

No comunicado hoje divulgado é explicado que o valor do investimento "ainda não se encontra definido", sendo que um dos objetivos do projeto "é a identificação das obras necessárias e o correspondente volume de investimento", mas, à data, e "com o conhecimento existente" estima-se que o valor ronde os 30 milhões de dólares (cerca de 26 milhões de euros).

Para o responsável pela área de Infraestruturas hidráulicas do grupo Quadrante, Carlos Fernandes Jorge, a necessidade de criar condições básicas de saneamento "é fundamental para a evolução sustentável de qualquer região" deste país.

E prosseguiu: "Espera-se que esta intervenção venha a servir 400.000 habitantes em 2040, sendo que atualmente tem cerca de 290.000, reforçando o impacto da obra na melhoria das condições de vida das populações mais desfavorecidas".

"Este projeto é também um sinal da importância da internacionalização das empresas nacionais, fortalecendo laços com Angola", salientou o gestor.

O contrato terá a duração de 40 meses, sendo de 16 meses o prazo associado a parcela de consultoria e projeto, e 24 meses o prazo associado a fiscalização das obras.

Angola representa atualmente entre 7,5% a 10% da faturação da empresa e este projeto envolverá 24 trabalhadores.

Fonte: Diário de Notícias