Novo Aeroporto Internacional no Gana desenvolvido pela Quadrante UK

- Construção prevê Novo Terminal Internacional de Passageiros e Edifício Multiusos Hajj, incluindo infraestruturas adjacentes ao aeroporto;
- Contrato foi ganho pela Quadrante UK;
- Projeto de Engenharia e Arquitetura representa um investimento de 70M USD.

O projeto do Novo Terminal Internacional do Aeroporto de Tamale, no Gana, está a ser desenvolvido pela Quadrante UK, representando um investimento imobiliário de 70M USD. O contrato foi ganho pela empresa britânica, estabelecida naquele país desde 2017 e que pertence ao grupo de consultoria de engenharia e arquitectura português QUADRANTE.

O Aeroporto, situado nesta cidade do norte do Gana, irá ser sujeito a obras para a realização do Novo Terminal Internacional de Passageiros e do Edifício Multiusos Hajj, dedicado aos peregrinos que rumam anualmente a Meca entre o oitavo e o décimo terceiro dia do último mês do calendário islâmico.

Este projeto prevê a construção de todas as infraestruturas adjacentes ao aeroporto, como vias de acesso, parques de estacionamento, estações de tratamento de água e ampliação de uma subestação existente. A Quadrante UK é responsável pelo masterplan e todas as fases de projeto de arquitetura e engenharia, em parceria.

Nuno Costa, CEO e responsável pela Área de Aeroportos do grupo Quadrante refere que “O contínuo crescimento do tráfego aéreo, num ritmo mais elevado do que o crescimento da capacidade dos aeroportos, tem colocado enormes desafios aos gestores destas infraestruturas."

Nuno Costa

A Quadrante procura colocar a eficiência, sustentabilidade, experiência do passageiro e tecnologia no centro de cada projeto.

 

 

Acrescenta ainda que "cada aeroporto é um novo desafio, com características e especificidades próprias que têm de ser tidas em conta no desenvolvimento do projeto. Esta abordagem personalizada permite-nos o desenvolvimento de projetos em diversos aeroportos um pouco por todo o mundo”.

O Novo Terminal Internacional foi concebido para um peak hour de 400 passageiros e apresenta uma área de cerca de 5000m2, respondendo assim ao aumento do número de voos domésticos e à necessidade da realização de voos internacionais.

 

Fonte: Jornal Construir

 

 

Sobre a Quadrante

 

O Grupo QUADRANTE desenvolve serviços de Consultoria em Engenharia nas Áreas de Edifícios, Transportes, Indústria e Energia, Ambiente e Infraestruturas Hidráulicas, a nível Global. Serve Clientes exigentes e de elevado nível, com Projectos ambiciosos e complexos, exigindo qualidade, flexibilidade e velocidade de atuação elevadas, e uma cuidada gestão de risco.

A proposta de Valor do Grupo assenta na prestação de Serviços de Engenharia e Arquitetura para Infraestruturas de complexidade elevada, multidisciplinares, localizados em qualquer parte do Mundo e nos quais a flexibilidade, capacidade de adaptação às condicionantes, e velocidade de entrega (speed of delivery) sejam fatores relevantes.