Edifício técnico de apoio ao novo Telescópio da European Southern Observatory projetado pela Quadrante

A QUADRANTE é a empresa de engenharia responsável pelo desenvolvimento dos projetos de arquitetura, estruturas e especialidades do edifício no qual será feito o tratamento e limpeza das lentes do novo telescópio da European Southern Observatory (ESO), Extremely Large Telescopes (ELT), localizado no deserto do Paranal, no norte do Chile, com coordenação e futura execução pela construtora Abengoa Chile, em regime de contrato de EPC (Engineering, Procurement and Construction).

Para além do desenvolvimento dos projetos de Engenharia, que incluíram AVAC, a empresa portuguesa foi também responsável pela coordenação e integração de todo o processo operacional, tendo os projetos de todas as especialidades sido sido desenvolvidas em BIM (Building Information Modeling). O modelo utilizado funcionará como suporte à preparação de obra pelo empreiteiro e também à futura operação do telescópio.

O projeto desenvolvido pela QUADRANTE teve vários desafios técnicos tendo em consideração os exigentes requisitos da European Southern Observatory e da localização em que se encontra, uma zona com condições meteorológicas extremas e de elevada sismicidade, e por trabalhar em conjunto com a construtora, que tinha um orçamento predefinido.

Nuno Martins

A experiência do Grupo Quadrante é fundamental para a realização de projetos com esta envergadura

 

Nuno Martins, administrador e responsável pela área de Industria e Energia do grupo Quadrante, sublinhou que "esta é uma oportunidade de promovermos a engenharia portuguesa e de nos associarmos à vanguarda da investigação em astrofísica. A experiência do Grupo Quadrante é fundamental para a realização de projetos com esta envergadura, combinando a multidisciplinariedade com conhecimento, para criar valor na parceria que desenvolvemos com os nossos clientes.”

A equipa de projeto na qual a QUADRANTE esteve envolvida foi constituída por técnicos da Europa, América do Sul e América do Norte, representando aproximadamente dez nacionalidades diferentes.