EDM constrói subestação eléctrica em Moatize

Siemens e Quadrante foram os parceiros escolhidos para este importante projecto

- Infra-estrutura vai melhorar o fornecimento de energia à vila de Moatize

- Construção da subestação está ao abrigo do plano energético da EDM

- Será alimentada por uma Linha de Alta Tensão, que a ligará à subestação da Vale

 

 

 

 

 

A Electricidade de Moçambique (EDM) voltou a confiar à Siemens a construção chave-na-mão de uma subestação eléctrica, desta feita em Moatize, na Província de Tete. Cabe à Siemens o fornecimento e montagem de todo o equipamento de alta e média tensão, bem como a gestão do projecto em parceria com a Quadrante, empresa responsável pelo desenvolvimento da engenharia.

A construção da subestação eléctrica de Moatize, de 66/33kV, dará resposta ao aumento de potência necessário na província, e irá beneficiar da produção de energia do carvão, proveniente das minas localizadas nas redondezas da infra-estrutura.

“Esta nova subestação está a ser construída ao abrigo do plano energético que a EDM traçou, e irá possibilitar o abastecimento de energia eléctrica aos habitantes das vilas circundantes da província de Tete, contribuindo para que a região se possa desenvolver do ponto de vista económico e social”, afirma Carlos Alberto Yum, administrador da EDM.

Com uma área de implantação de 800m2 e uma potência instalada de 50MVA, a subestação será alimentada por uma nova linha de alta tensão, que a ligará à Subestação da Vale.

“É motivo de grande orgulho para a Siemens continuar a merecer a confiança da EDM para projectos desta magnitude e com tanta importância para o aumento da qualidade de vida da população moçambicana. Continuamos empenhados em ajudar a garantir um futuro energético seguro, acessível e sustentável para Moçambique, contribuindo com soluções e tecnologias inovadoras”, afirma Rui Marques, Country Manager da Siemens em Moçambique.

Para Nuno Martins, Senior Partner e responsável pela área de Indústria e Energia da Quadrante, “A nova subestação, na província de Tete, em Moçambique, vai responder às crescentes necessidades de energia naquela região que tem vindo a registar um aumento dos níveis de consumo, devido ao aumento da população a beneficiar de energia. Por outro lado, a produção de energia com carvão natural vai permitir que Moçambique crie alternativas à tradicional produção eléctrica proveniente de recursos hídricos e assim diversificar as fontes de energia.”.

A subestação, já projetada, é constituída por um painel de linha de 66kV, que será alimentado por 66kV proveniente da Subestação de Matambo, um transformador de 66/33kV 50MVA e um conjunto de celas de média tensão de 33kV que alimentarão as redes de média tensão da vila de Moatize. A construção e colocação em serviço desta instalação deverão acontecer ainda em 2018.

Fonte: Siemens